Ao longo dos séculos várias estratégias para vencer uma guerra surgiram nos campos de batalha, mas há uma tática militar, que se seguida e dominada, fará você conquistar qualquer objetivo, desafio ou riqueza que queira na vida. Desde as batalhas na Grécia Antiga, passando pelas guerras do poderoso império romano, até as guerras dos dias atuais que consolidaram os Estados Unidos da América como uma super potência bélica e econômica no cenário mundial e que também catapultará você para outro nível.
1. A Batalha de Termópilas
No ano de 480 a.c, em Esparta, o Rei Leônidas enfrentava um dilema, com a autorização negada pelo conselho dos Éforos, conselho esse que tinha se corrompido pelo tirano Xerxes, como preparar o exercito para a guerra?, o que o rei espartano poderia fazer? Leônidas então, organizou um um amontoado de soldados e partiu para o desfiladeiro das Termópilas. Por 3 dias, o pequeno, porém determinado exercito espartano, segurou o exercito persa, até que os persas descobriram um caminho montanhoso que contornava o desfiladeiro, cercando os espartanos. A questão é, Leônidas sabia sobre a geografia da Grécia, ele também sabia por onde passaria o exercito persa, e também sabia sobre o caminho montanhoso que contornava o desfiladeiro e assim conseguiu um feito incrível que é lembrado ainda nos dias de hoje. Você sabe qual é essa tática?
2. A Guerra de Troia
A lendária e enigmática guerra de Troia, onde duas super potências belicosas, Gregos e Troianos entraram em conflito, nos séculos muito a.c. Os gregos não conseguiam romper as defesas de troia, e além disso o número de baixas não parava de aumentar, então diante da situação, os gregos simulam uma retirada, e conhecendo a cultura troiana, deixam na praia um misterioso presente, um cavalo em escala gigante, de madeira. Os troianos acreditando que era um presente, levam o cavalo de madeira para dentro de suas muralhas. Porém, à noite, dezenas de homens gregos saem de dentro do cavalo, abrem os portões de Troia e conquistam a cidade. Sabe onde estamos querendo chegar?
3. A Tática Militar
A tática militar na qual estou me referindo é o reconhecimento. Reconhecimento esse que pode ser do campo de batalha, reconhecimento das armas do oponente e até mesmo reconhecimento do modo de pensar e agir do seu inimigo. Na batalha das Termópilas, Leônidas tinha a informação da geografia da Grécia e do desfiladeiro de Termópilas e com essa informação bolou uma estrátegia lendária, que o fez ficar conhecido ao longo do séculos por seu feito quase impossível. Mesmo a trilha que contornava a sua posição, ele tinha o conhecimento desse risco. No caso da guerra de Troia, os gregos ao se deparar com uma muralha intransponível, tiveram uma ideia inusitada com base nos costumes da época, se eles não tivessem a informação, dificilmente teriam penetrado nas defesas troianas.
Agora como podemos usar essa mesma estratégia para nos ajudar com as nossas finanças? Se anotarmos ou dermos um jeito de registrar todos os nossos gastos, com essa informação podemos, se necessário, fazer alguns cortes para ajustar nosso orçamento conforme for a nossa necessidade. Por exemplo, se você quiser que sobre mais dinheiro para poder fazer aplicações, que te rendam mais dinheiro, organizando seu orçamento e tendo a informação de todos os seus gastos, você pode cortar gastos desnecessários e também se achar necessário pode até mesmo buscar uma renda extra. Se você quer ter mais dinheiro, para poder viajar, festejar ou para ter mais paz, segurança e conforto na sua vida, essa estratégia é o começo da sua libertação financeira. Com dizia Sun Tzu: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas”.